5 possibilidades de carreira na área de Sustentabilidade

Oportunidades que permitem a atuação na preservação ambiental e social.

5 possibilidades de carreira na área de Sustentabilidade

conceito de sustentabilidade pode ser definido, de forma resumida, como a capacidade de sustentação dos ecossistemas, ou seja, a manutenção da qualidade do ar, do solo, da água e dos seres vivos. E para que esse objetivo seja conquistado, é importante que o uso desses recursos naturais seja feito de forma consciente pelo ser humano, de forma que não comprometa as necessidades das futuras gerações.
Com o aumento da preocupação com questões ambientais, como as mudanças climáticas, a utilização e a preservação dos recursos naturais, o desenvolvimento das tecnologias limpas e de uma cultura de consumo consciente, a sustentabilidade ambiental está cada vez mais em pauta. Nesse cenário, cresceu a procura por profissionais que sejam especialistas no tema, abrindo portas para boas e diferentes oportunidades de trabalho em diversas empresas. Pensando nisso, listamos algumas carreiras que estão em alta para quem se interessa pelo segmento da sustentabilidade. Confira:

Geoprocessamento

Esse profissional é responsável por coletar dados, por meio de programas específicos, que serão utilizados para elaborar estudos de impacto ambiental, realizar mapeamentos, além de identificar áreas poluídas ou desmatadas, para elaboração de projetos de preservação e recuperação do ecossistema.

Extração de Recursos Naturais

A função desse profissional é acompanha a exploração de matérias-primas, para garantir que as técnicas utilizadas pelas empresas gerem o menor impacto possível ao meio ambiente. Esse trabalho é feito por meio de análises da área explorada e de um planejamento detalhado da extração dos recursos naturais.

Especialista em Gestão de Resíduos

A grande quantidade de resíduos gerada pelas atividades industriais e o descarte impróprio, compõem um dos principais problemas ambientais do país. Nesse cenário, esse profissional é responsável por elaborar alternativas que minimizem a contaminação dos ecossistemas, garantindo o tratamento adequado do lixo, e ao criar projetos voltados à reciclagem.

Consultor de Direito Ambiental

Essa área especifica é para quem tem formação em Direito, onde a principal função desse profissional é fornecer orientação jurídica às empresas, sobre assuntos como licenciamento ambiental ou regularização de imóveis rurais, para que estejam em dia com a legislação ambiental. Para exercer a profissão legalmente, o advogado deve ter sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Contador Ambiental

Destinada à profissionais formados em Contabilidade, essa área de atuação compreende o registro e a análise das ações da empresa que afetam o meio ambiente, como os gastos com água e energia e geração de lixo. Além disso, é responsável pela elaboração de políticas que tornem a companhia mais responsável ambientalmente.

 

Por: Adriele Oliveira

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s