O que é desenvolvimento sustentável e sustentabilidade?

Conheça as principais características e a importância desses dois termos.

O que é desenvolvimento sustentável e sustentabilidade?

Com o desenvolvimento das atividades industriais, vieram também os diversos impactos ao meio ambiente. O ritmo acelerado dessas atividades impede que a natureza tenha tempo necessário para se recuperar do consumo de seus recursos pelo homem e dos resíduos gerados por eles. Como resultado, extinguiu espécies de plantas e animais e colocou o planeta à beira de um colapso.
Com o objetivo de tentar diminuir esse impacto, vários estudos e discussões vêm sendo realizados pelos países, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, e tentar pavimentar mudanças de atitude e consciência na vida das pessoas. Isso trouxe algumas melhorias ao longo dos anos, mas muito ainda tem que ser feito diante desse problema global, visando atitudes mais sustentáveis.
Nesse contexto, os termos como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável começaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, muitas vezes como sinônimos. Mas, o que significa cada um desses termos? Confira a seguir:

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um estado de vida capaz de continuar por muito tempo, procura salvar o meio ambiente como objetivo primário. Tem um tripé que é o econômico, social e ambiental, onde o produtor deve estar em conformidade e harmonia com as três partes. Hoje, esse conceito é muito comum, aplica-se também ao reino animal, aos ecossistemas e a capacidade da natureza de se reabastecer. Além disso, é muito discutida em termos se seres humanos e seu futuro na Terra.

Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável é uma teoria que vem se firmando desde 1986. Esse termo tem sentido amplo, significa o que pode ser mantido, que pode ser perpetuado. Temos que produzir sem comprometer as necessidades dos recursos naturais das futuras gerações, ou seja, tem que entregar essas terras aos nossos descendentes melhor do que a gente pegou. Portanto, estabelece que o ser humano deve ser racional ao utilizar os recursos, promovendo a qualidade de vida, e ao mesmo tempo reduzindo os problemas ambientais.
Por: Adriele Oliveira
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s