21 DE SETEMBRO – DIA DA ÁRVORE: IPÊ-AMARELO É ÁRVORE-SÍMBOLO DO BRASIL

  • por Gisella Meneguelli
ipê-amarelo

Com a chegada da primavera, nada mais coerente do que comemorar também um dia só para a árvore!

Dia da Árvore é celebrado, anualmente, em 21 de setembro em todo o Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

O país tem a sua própria árvore-símbolo: o ipê amarelo (Tabebuia vellosoi), pois, além de ser encontrado em todas as regiões do Brasil, quando a árvore floresce, fica sem folhagem formando uma copa amarelada que se destaca de todas as demais árvores ao seu redor, lembrando o amarelo da nossa bandeira em meio ao verde representante das nossas matas.

Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo a Flor Nacional. A partir daquele ano, o ipê-amarelo passou a ser a flor-símbolo do Brasil, segundo informa a ONG Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).

Floração

ipê amarelo 2

Há vários tipos de ipê – com flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás -, mas o amarelo é o mais encontrado na nossa vegetação, além de ser o mais cultivado nos parques e ruas das cidades brasileiras. Isso se deve porque o seu porte, que vai de 8 a 10 metros, facilita a arborização das ruas, sem prejuízo para a rede elétrica. A coloração das flores produz em efeito belíssimo, tanto nas copas como quando as flores caem no chão, formando uma espécie de tapete nas calçadas.

No inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e, no início da primavera, a árvore fica toda coberta de flores amarelas. A intensidade da florada é proporcional ao frio e à seca durante o inverno.

História

Ipê é uma palavra de origem tupi que significa árvore cascuda. É mais comum em florestas tropicais, mas também está presente no Cerrado e na Caatinga.

É uma árvore notória por sua beleza e resistência. Lamentavelmente, quase não se encontram mais ipês em matas nativas, por causa do desmatamento. Nesse ambiente, eles podem alcançar 30 metros de altura, destacando-se das demais árvores ao redor.

E na sua cidade: há muitos ipês amarelos embelezando as ruas?

Fonte: greenMe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s