Chilenos criam sacos plásticos que dissolvem rapidamente na água

O produto que dissolve em minutos na água foi desenvolvido para reduzir a média de 1 trilhão de sacolas plásticas que são usadas por ano no mundo.

Num cenário onde a contaminação ambiental gerada pelas sacolas plásticas se tornou um problema mundial e mais de vinte países já proibiram ou adicionaram impostos a sua utilização, a empresa Solubag inovou para enfrentar este problema de maneira sustentável, criando uma matéria-prima similar ao plástico, amigável com o meio ambiente e solúvel em água.

“Após estudar a indústria, e considerando que por ano são usadas em torno de um trilhão de sacolas plásticas no mundo inteiro, percebemos que não havia sido desenvolvida no plano massivo a ideia de criar um produto de uso cotidiano com base em insumos que não fossem nocivos para nosso entorno”, explicou Roberto Astete, gerente geral da empresa, numa conferência organizada pela Imagen Chile, agência público privada que promove a imagem do país internacionalmente.

Foi assim ele que viajou para Guangzhou, China, para trabalhar com novas tecnologias, criar alianças comerciais e pedir a assessoria de especialistas em engenharia química. Após meses de trabalho, encontrou uma solução que, utilizando carbureto de cálcio, produz PVA (álcool polivinílico), o qual, ao incorporar outros componentes, leva à fabricação de um novo material que reproduz as condições do plástico. A nova matéria-prima ainda traz o valor agregado de se dissolver em poucos minutos, quando em contato com a água, sem contaminá-la.

“A grande diferença deste produto é que, por ser desenvolvido com estes materiais, não contém nenhum derivado do petróleo, o que se ajusta perfeitamente ao projeto de lei que está sendo implementado no Chile para proibí-las no comércio, cumprindo padrões mundiais”, afirmou Cristian Olivares, gerente comercial de Solubag.

“O preço inicial deste novo material foi elevado, no entanto, através de melhorias contínuas de processos e certificando fornecedores, este valor pode ser reduzido em cinco vezes. E, à medida que integrarmos os volume de demanda ao mercado, o preço deverá chegar num futuro próximo, a valores similares do preço atual do polietileno”, comentou Roberto Astete.

Reconhecimento

Graças a este invento, Astete e Olivares foram os ganhadores do prêmio SingularityU Chile Summit 2018, como um empreendimento catalisador de mudança, e participarão de um estágio de 10 semanas no Silicon Valley, onde planejam desenvolver o negócio para o mercado estadunidense e de forma global.

Bárbara Silva, CEO de BeSTinnovation e diretora de Singularity Chile, afirmou que “Solubag resolve um problema local com impacto global. O Chile possui empreendedores de classe mundial e minha função tem sido identificar esse potencial abrindo oportunidades de vínculo, crescimento e desenvolvimento em ecossistemas avançados de inovação como o Silicon Valley”.

A empresa já conta com patentes internacionais em trâmite, certificações e testes, tanto locais como estrangeiras, incluindo o teste de contato com alimentos da FDA (Food and Drug Administration), o que lhe permitirá expandir-se além das fronteiras chilenas e dos países onde já se encontram estabelecidos, como China, Colômbia, Equador, Panamá e República Tcheca.

Jorge Cortés, gerente de Marketing Digital de Imagen de Chile, ressaltou que “nossa nação está se posicionando globalmente graças a este tipo de inovações, que trazem uma contribuição real para o meio ambiente. Deste modo, nos projetamos como um polo de inovação científica e tecnológica, onde profissionais altamente qualificados protagonizam a busca de soluções para desafios globais. Isto, sem dúvida, impacta favoravelmente nossa imagem de país”, conclui.

Fonte: CicloVivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s