Participe do Dia Mundial do Meio Ambiente

Data se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países quanto à importância de proteger a natureza

Árvores - Imagem de Robert Murray no Unsplash
Imagem: Robert Murray on Unsplash

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED – sigla de World Enviroment Day) em 1972, dando início à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. O evento foi a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas para tratar das questões ambientais. Deste então, o Dia do Meio Ambiente é celebrados todos os anos, tendo sempre um tema e um país sede diferentes. A data se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países para a importância de proteger a natureza.

O dia é celebrado de inúmeras maneiras, em mais de 100 países, incluindo desde ações de limpeza de praias e plantio de árvores até a convocação de funcionários e parceiros para se envolverem e fazerem a sua parte. É também um ótimo momento para mostrar sua contribuição para a sociedade.

Além do Dia do Meio Ambiente, no Brasil também se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, entre os dias 1º e 5 de junho. A semana de conscientização foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, para complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A ideia é incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural brasileiro.

Meio ambiente e sustentabilidade

Todos os anos, a ONU escolhe um tema para o Dia do Meio Ambiente. As ações ligadas ao tema de cada ano são coordenadas pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA), que realiza, incentiva e divulga eventos relacionados à data. Já estiveram em pauta temas como “Economia Verde: Ela te Inclui?” (2012), “Aumente a sua voz, não o nível do mar” (2014) e o combate ao tráfico de animais (2016). Em 2018, o tema é “Acabe com a Poluição Plástica” e o país sede é a Índia.

Dia do Meio Ambiente 2018

Os eventos do Dia do Meio Ambiente são sempre ligados aos Objetivos para o desenvolvimento sustentável, promovendo discussões e conscientização para que esses objetivos possam ser atingidos. Confira a mensagem do secretário geral da ONU sobre o lixo plástico.

Confira a programação da ONU para 2018 e faça sua parte na campanha. A matéria “Como reduzir o lixo plástico no mundo? Confira dicas indispensáveis” pode te ajudar!

Dia do Meio Ambiente 2018

Objetivos históricos

Dia Mundial do Meio Ambiente tem alguns objetivos gerais que foram escolhidos pela ONU para marcar a data:
  1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
  4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Equipe eCycle

Fonte: eCycle

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s