Desertificação é tema de encontro no Piauí

Evento preparatório para a 13ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação começa nesta quinta (3/8).

Acontece nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/8), em Teresina (PI), a reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí. O encontro é um desdobramento da Lei nº 13.153, de 30 de julho de 2015, que instituiu a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

A reunião tem por objetivo identificar estratégias para um plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil e discutir a futura estratégia decenal (2018-2030) para implementação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), com foco na participação brasileira na 13ª Conferência das Partes, em Ordos, na China, em setembro de 2017.

Estão convidados a participar secretários estaduais de Meio Ambiente, prefeitos, parlamentares, técnicos e o público em geral. Para se inscrever, basta enviar um email para o endereço drsd@mma.gov.br

O diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável e Combate à Desertificação do MMA, Valdemar Rodrigues, destaca o ineditismo do encontro, que reunirá autoridades da região Nordeste responsáveis por implementar as políticas públicas. “A nossa expectativa com a reunião é a melhor possível, uma vez que já temos confirmadas mais de 60 autoridades. Até então, as estratégias de combate à desertificação eram discutidas apenas no âmbito de organizações não governamentais e universidades”, enfatiza.

RECUPERAÇÃO 

Durante o evento, o MMA apresentará a estratégia denominada URAD (Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática). Essas unidades recuperam e conservam o solo, a água e a biodiversidade, sempre com a participação ativa das comunidades locais. O encontro em Teresina também definirá ferramentas de sensoriamento remoto e geoinformação na detecção e monitoramento de áreas degradadas.

O plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular com a meta 15.3, que prevê o combate à desertificação e restauração da terra e do solo, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações.

 

SERVIÇO

Reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil

Data: 3 e 4 de agosto de 2017

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (03/07)

9h – Abertura

10h30 – Intervalo

11h – Detalhamento das ações e resultados esperados (DRSCD, DNOCS, SEMARH E SAIC)

12h30 – Almoço

14h às 18h – Reuniões dos grupos

Grupo I – Secretários estaduais de Meio Ambiente

Grupo II – Superintendentes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS)

Grupo III – Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) com oficina sobre A3P

Grupo IV – Reunião científica

 

Sexta-feira (04/07)

9h – Reuniões de grupo – continuação

10h30 – Intervalo

11h – Reuniões de grupo – final

12h30 – Almoço

14h às 18h – Plenária com apresentação dos resultados e deliberações finais

Por Letícia Verdi

Fonte: MMA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s