Filmes sobre meio ambiente alcançam o público

Em um ano de plataforma Videocamp, produções do Circuito Tela Verde chegaram a quase 23 mil espectadores. Projeto é coordenado pelo MMA.

Uma parceria firmada em 2016 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o Instituto Alana propiciou um aumento significativo no alcance de público para os filmes que trabalham a conscientização ambiental. Em um ano, foram 305 solicitações de vídeos do Circuito Tela Verde (CTV) na plataforma Videocamp, exibidos a 22.917 expectadores. Antes, a distribuição dos filmes era feita apenas por meio de DVDs enviados pelos correios para os espaços exibidores.

A plataforma Videocamp, gerida pelo Instituto Alana, assume o cinema como poderosa ferramenta de transformação da sociedade. Além dos filmes, o site oferece um “guia prático para conduzir discussões”, por exemplo. Para ter acesso aos filmes, basta preencher um cadastro no próprio site. Uma vez disponíveis, os conteúdos da mostra podem ser exibidos em todo o território nacional e em algumas localidades no exterior.

“O Circuito Tela Verde é uma política pública em que o MMA exerce seu papel de articulador, identificando e selecionando vídeos que potencializem o debate entorno das problemáticas socioambientais, disponibilizando esses vídeos a espaços exibidores”, explica a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Renata Maranhão. Segundo ela, a parceira com a Videocamp ampliou o número de espaços exibidores, aumentando ainda mais o alcance do circuito e seu potencial de contribuir com a construção de sociedades sustentáveis.

A diretora de Comunicação do Instituto Alana, Carolina Pasquali, conta que os filmes reunidos na Videocamp têm como missão divulgar causas que merecem ser amplificadas e histórias que merecem ser contadas. “Para isso, a plataforma possibilita que seus usuários organizem exibições públicas gratuitas de alguns títulos catalogados”, explica.

TELA VERDE

O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O CTV promove regularmente uma mostra nacional, com o objetivo de discutir desafios e propostas para as questões socioambientais do país e divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental por meio da linguagem audiovisual. O circuito atende os princípios básicos da Política Nacional de Educação Ambiental como a vinculação entre ética, educação, trabalho e as práticas sociais, além do reconhecimento e respeito a pluralidade e à diversidade individual e cultural.

Por Letícia Verdi

Fonte: MMA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s