Comitiva visita empreendimento que transforma resíduos orgânicos em fertilizante

Uma comitiva de Mato Grosso realizou nesta quarta-feira (05.04) uma visita técnica na empresa Compostec Soluções Ambientais instalada na cidade de Toledo, no Paraná (PR). O empreendimento transforma resíduos orgânicos em fertilizante, o que propicia um retorno saudável para o meio ambiente, além de ser um método economicamente viável e ecologicamente correto.

A comitiva é composta pela secretária adjunta de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, que está acompanhada de duas analistas do meio ambiente do órgão. Integra também o grupo a secretária de Meio Ambiente do município de Sinop, Luciane Bertinatto.

Para transformar os resíduos orgânicos da agroindústria e supermercados em fertilizantes, a Compostec Soluções Ambientais realiza o processo de compostagem desses resíduos utilizando a biotecnologia. O resultado do procedimento é transformado em adubo organominerais, que retornam para o meio ambiente de forma adequada e útil.

De acordo com Mauren, este é um modelo inovador e interessante que permite que o passivo seja convertido em um produto positivo e rentável à natureza. “Esse é um retorno adequado da cadeia produtiva ao meio ambiente”, avalia.

Para a superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, é necessário conciliar a produção que está crescente no estado com a qualidade ambiental. “A busca por melhores tecnologias deve ser constante nos processos e atividades licenciadas”.

Luciane Bertinatto vê nesse modelo uma possibilidade da reutilização dos resíduos orgânicos urbanos e domiciliares. Ela notou que toda tecnologia implementada na usina de compostagem vai de encontro a necessidade de fazer um monitoramento melhor da política de resíduos. “A reutilização contribui significativamente para gestão eficiente de resíduos, seja industrial ou domiciliar das cidades”.

A interação da Sema com os órgãos ambientais municipais no intuito de encontrar soluções para a gestão dos resíduos é vista positivamente por Mauren. “Saímos da visita com o desafio de incorporar essas soluções aos licenciamentos e também com o planejamento de realizar um evento no mês de julho deste ano para compartilhar o conhecimento adquirido durante a visita”.

Fonte: CenárioMT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s