Carta de intenção e memorando de entendimento para o possível uso de gás natural na Hydro Alunorte

A empresa de alumínio norueguesa Hydro assinou uma carta de intenção com o governo do estado do Pará e também um memorando de entendimento com a empresa Shell Brasil Petróleo LTDA, com o objetivo de substituir a maior parte do seu consumo atual de óleo combustível na refinaria de alumina Hydro Alunorte, no Brasil, pelo gás natural, que é ambientalmente mais amigável.

janeiro 12, 2017
Refinaria de alumina Hydro Alunorte
Refinaria de alumina Hydro Alunorte

A carta de intenção com o Governo do Pará foi assinada em Belém, no Brasil, na noite de ontem, na presença do presidente e CEO da Hydro, Svein Richard Brandtzæg, e do governador do Pará, Simão Jatene. O documento busca desenvolver a infraestrutura e habilitar o uso do gás natural na região. A Hydro Alunorte será a primeira expressiva consumidora de gás natural e uma facilitadora no estabelecimento da infraestrutura para o novo Gás Natural Liquefeito (GNL) e o futuro uso do gás natural na região.

Estudo de viabilidade será realizado
O memorando de entendimento com a Shell, assinado no dia 10 de janeiro, estabelece os termos para a entrega do GNL e o estabelecimento da infraestrutura necessária próxima à operação da Hydro Alunorte no Pará. Sob o memorando de entendimento, um estudo de viabilidade detalhado para avaliar a viabilidade técnica e econômica do projeto será conduzido antes de outros acordos com a Shell serem firmados.

Hoje, a refinaria Hydro Alunorte consome óleo combustível para o processo de calcinação e parte da geração de vapor. O gás natural é uma fonte de energia preferível devido ao seu menor custo e redução de emissões, se comparado ao óleo combustível. O gás natural, até o momento, não era uma opção no Pará devido à falta de infraestrutura.

Melhor e mais verde

O presidente e CEO da Hydro, Svein Richard Brandtzæg, diz que uma mudança potencial do óleo combustível para o gás natural tem sido buscada há algum tempo pela empresa e enfatiza que esta também é uma parte importante da estratégia ambiental da Hydro.

“A Hydro pretende ser carbono neutra de uma perspectiva de ciclo de vida em 2020. Este projeto apoia esse objetivo e, se bem-sucedido, reduzirá nossas emissões de carbono e melhorará a posição competitiva da Hydro Alunorte”, diz Brandtzæg.

Fonte: Hydro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s