“Sustentabilidade exige ações extraordinárias”

Nenhum dos objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável foi alcançado pelas diferentes regiões do mundo e nenhuma destas alcançará os 17 objetivos – este é o prognóstico aparentemente alarmante de um relatório lançado nesta segunda-feira em Nova Iorque pela empresa de certificação e classificação DNV-GL. “Mas ainda há esperanças”, assegura o relatório.

O lançamento do relatório ocorreu na sede das Nações Unidas (ONU), em cooperação com a organização da ONU Pacto Global, ao mesmo tempo em que os líderes mundiais estavam a caminho da metrópole para as reuniões anuais da assembleia-geral da ONU.

“Ainda há tempo de se mudar o rumo”, afirma o relatório e destaca 17 empresas globais que estão tomando medidas extraordinárias para alcançar cada uma das metas de sustentabilidade. Entre as empresas mencionadas, está a Hydro e o projeto-piloto em Karmoy, que pretende verificar a tecnologia de produção de alumínio mais eficiente em termos de energia e clima em todo o mundo.

“Na maioria das áreas, há empresas com tecnologia, capital humano e formas de trabalho que representam um potencial de mudança para o mundo todo. O desafio, portanto, não são “os melhores”, mas assegurar a disseminação de novas soluções propostas e testadas, de forma a tornar as melhores soluções um bem comum,” disse o presidente executivo da DNV-GL, Remi Eriksen, durante o lançamento.

A mensagem principal do relatório, que recebeu o nome de “Futuro da espaçonave Terra, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – na fronteira dos negócios” é que, neste momento, os desafios são tão grandes, que exigem ações extraordinárias, se quisermos alcançar os objetivos globais, mas que a Indústria e Comércio têm um ponto de partida espetacular para realizar as grandes mudanças necessárias”.

A primeira-ministra norueguesa Erna Solberg, líder do grupo de promoção dos objetivos de sustentabilidade da ONU, diz que “o relatório destaca as contribuições decisivas que a Indústria e Comércio podem – e devem – pôr em prática para alcançar os objetivos até 2030 e apresenta 17 exemplos inspiradores”.

O presidente e CEO da Hydro, Svein Richard Brandtzæg, está de acordo com o afirmado e considera a sustentabilidade parte da razão de ser da Hydro e a chave para a competitividade da empresa no futuro. “As portas vão se fechar para aqueles que continuarem sendo parte do problema, mas vão se abrir para aqueles que são parte da solução”, comenta Brandtzæg, em entrevista no relatório.

A Hydro e Brandtzæg são mencionados no relatório como um bom exemplo de como se pode alcançar o nono objetivo de sustentabilidade – inovação e infraestrutura. “Encontrar novas formas de produzir e consumir de forma sustentável não impede o desenvolvimento e o crescimento. Ao contrário, encontrar, desenvolver e implementar novas soluções que permitam que a produção e o consumo estejam dentro dos parâmetros aceitáveis será a nova medida de referência para o avanço industrial”, diz Brandtzæg, acrescentando que as empresas que desejam ter um futuro promissor pela frente terão de considerar a gestão responsável como um investimento e não como um gasto.”

Os objetivos de sustentabilidade compreendem uma série de metas com a finalidade de erradicar a pobreza, proteger o planeta Terra e assegurar o bem-estar de todos. Apesar de a Hydro ser afetada em maior ou menor grau pelos objetivos, a empresa vê que a maioria deles tem relevância para seus negócios e já inclui em seus relatórios um leque de indicadores utilizados para medir os objetivos de sustentabilidade da ONU.

Para maiores informações, veja os links para o relatório do DNV-GL, a declaração da Hydro sobre os objetivos de sustentabilidade da ONU e uma tabela geral sobre como as atividades da Hydro influenciam e contribuem para os objetivos e como a empresa relata suas atividades em relação a estes.

Author Bjørn Skaar
Foto: UN Photo/Cia Pak
Fonte: Hydro.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s