Pontes com turbinas de geração éolica e painéis solares podem transformar viadutos em geradores de energia

Coffice, um escritório italiano de arquitetura e urbanismo que combina pesquisas ecológicas, inovação e experimentação com teoria arquitetônica, criou um projeto de viadutos sustentáveis.

Esse projeto ousado, feito pelo Coffice, consiste em incorporar painéis solares e turbinas de geração eólica a pontes para gerar algo como 40 milhões de quilowatt/hora (kW/h) de eletricidade por ano. O sistema propõe a combinação de energia solar e eólica, assim permitindo uma contínua produção de energia. A proposta é baseada na ideia de preencher os espaços entre os pilares já existentes dos viadutos para integrar o sistema de turbinas na estrutura. Ele poderia ser reproduzido em diversas regiões do mundo.

O sistema de geração solar preencheria apenas a parte interna da estrada, enquanto a externa continuaria reservada exclusivamente para a passagem de veículos. O asfalto seria substituído por uma tecnologia chamada rodovia fotovoltaica, já usada em algumas estradas dos Estados Unidos. A superfície das estradas coleta energia como parte de um sistema que gera eletricidade, é composta de uma grade densa de células solares revestida com um plástico transparente e resistente.

Coffice

Os designers também propõe colocar, no topo do viaduto, estufas solares e mirantes panorâmicos.


Fonte: Design to Improve Life

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s