Palestras instruem agricultores sobre licenciamento para corte de árvores

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o escritório da Emater-RS/Ascar tem realizado, nos últimos dias, palestras de instruções sobre licenciamento para cortes de árvores. As explanações são direcionadas a agricultores, dentro dos ciclos de reuniões da Chamada Pública da Sustentabilidade. Até agora, encontros para esclarecer o assunto já foram realizados em Linha Arroio Grande, Vila Palanque, Linha Santana e Vila Santa Emília. O último encontro desta série acontece nesta terça-feira, no salão comunitário de Linha Taquari Mirim, a partir das 13h30min.

Conforme a fiscal ambiental da Secretaria, Carin Gomes, a ideia é evitar a necessidade de aplicação de multas por cortes indevidos. ‘É relativamente comum encontrarmos casos em que a pessoa foi multada e não sabia que teria direito à licença, ou ficou receosa de vir até à Secretaria se informar com medo da burocracia existente’, depõe a servidora. ‘O ciclo de palestras acontece para mostrar que a obtenção de uma licença é mais simples do que as pessoas costumam imagina’, enfatiza.

A bióloga da pasta, Daiane Haas, salienta que as palestras visam mostrar aos agricultores que eles possuem diversos direitos de corte de vegetação nativa para uso sustentável, ‘É importante que a comunidade tenha essa consciência de buscar o procedimento adequado’, assinala. ‘As multas para cortes indevidos podem chegar a R$ 500 por árvore, enquanto uma licença custa menos de R$ 50 e pode permitir o corte de mais de uma árvore’, destaca Daiane.

Segundo Carin Gomes, a Secretaria do Meio Ambiente analisa a possibilidade de que sejam realizadas novas reuniões instrutivas sobre licenciamento para cortes de árvores, novamente em parceria com o escritório da Emater-RS/Ascar. A intenção dos órgãos é promover encontros na região serrana do município, em localidades como Linha Cachoeira, Marmeleiro e Saraiva. Estes encontros e suas respectivas datas, porém, ainda dependem de confirmação.

Fonte: Folha do Mate

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s