Operadoras privadas têm licenciamento ambiental no Paraná

Todas as 20 empresas privadas que arrendam terminais no Porto de Paranaguá e de Antonina possuem licenciamento ambiental e técnicos no seu quadro pessoal especializados em meio ambiente e segurança do trabalho. As informações foram apresentadas nesta quarta-feira (08), durante o 1º Workshop de Gestão Ambiental Portuária, realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), em comemoração ao mês do meio ambiente.

Os dados mostram que, além disso, mais de 50% das empresas possuem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em pleno funcionamento. O SGA inclui licenciamento, cumprimento de exigências feitas por órgãos ambientais e resultados dos monitoramentos de programas de conservação e controle do meio ambiente. As demais empresas estão em processo de implementação do SGA.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, conta que o workshop foi realizado para promover a troca de experiências e aprimorar os programas ambientais em cada uma das empresas que operam no Porto de Paranaguá.

“Nos últimos cinco anos o Porto de Paranaguá saltou da 26ª para o 3º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), da Antaq. Isso se deve a um trabalho conjunto e que precisa ser permanente”, ressaltou Dividino.

Porto sustentável
O Porto de Paranaguá obteve sua Licença Ambiental de Operação no ano de 2013, após operar por um período de dez anos sem licenciamento. Com isso, cerca de 30 licenças ambientais foram emitidas para o Porto entre os anos de 2011 e 2015. Os licenciamentos mais importantes são a licença de operação do Porto de Paranaguá, licença de dragagem do canal da galheta e licença de remodelação do cais do porto de Paranaguá.

Fonte: Portogente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s